As infiltrações de articulações e de tecidos periarticulares são procedimentos aliados da prática reumatológica. Através da infiltração, é possível injetar medicação dentro da articulação ou de estruturas que estão próximas a articulação (tendões e bursas), agindo diretamente no local que está causando maior desconforto ao paciente.

As articulações (mãos, joelhos, ombros, cotovelos, quadris, pés) podem ser infiltradas com medicação para reduzir a inflamação local (corticoide) ou para alívio da dor por desgaste articular ( viscossuplementação com ácido hialurônico, no caso de quadril e joelho).

As bursas, bainha sinovial de tendões e região peritendínea podem ser infiltradas com medicação para reduzir a inflamação local.

O médico reumatologista irá avaliar, em conjunto com seu paciente, a indicação de infiltração e a melhor técnica e medicação a ser utilizada para cada caso. Em consulta médica, irá orientar os cuidados pós procedimento e os possíveis riscos e complicações.

Na Artus, realizamos infiltrações articulares e periarticulares, além de viscossuplementação de quadril e joelho, com a técnica às cegas e também com a técnica guiada por ultrassonografia.